Pular para o conteúdo principal

Redes Sociais

10 Curiosidades Sobre "A Culpa é Das Estrelas"



A Culpa é Das Estrelas foi um livro que causou um grande impacto entre os brasileiros no ano de 2012 (Ano de seu lançamento) e até hoje é um queridinho em muitas partes do mundo. 
 A história de Hazel Grace, uma paciente terminal, diagnosticada com câncer de tireóide desde os 13 anos e aos 16 sofre com a metástase no pulmão, respira com a ajuda de um cilindro de oxigênio comoveu milhares de pessoas no mundo todo.  O livro ganhou sua adaptação para o cinema em 2014 e o filme foi tão bem aceito quanto era de se esperar para uma história tão boa. Mas como toda boa história tem uma linda história real nos bastidores, com A Culpa é das Estrelas não poderia ser diferente. Portanto, sem mais delongas, conheça abaixo 10 curiosidades sobre A Culpa é das Estrelas:


1. A Hazel e Augustus de Carne e Osso




Em 2013 internet foi tomada pela comovente história de Katie e Dalton Prager (conhecidos nos EUA como o casal de carne e osso de A Culpa é das Estrelas). O casal sofria de uma doença degenerativa conhecida como fibrose cística, doença terminal não contagiosa. Katie e Dalton viveram uma linda história de amor, o que pode ser comparado com a história de Hazel e Augustus. Ambos possuiam com 18 anos quando se conheceram e se casaram. 
  Infelizmente Dalton faleceu em setembro de 2016 com uma infecção causada pela doença com 25 anos e dias depois, Katie também foi a óbito, depois de lhe ser atendido o pedido de estar em casa em seus últimos momentos de vida. 




2. A Menina Que Inspirou A Culpa é Das Estrelas




Como todo livro tem sua pré-história, A Culpa é Das Estrelas também tem a sua. 
John, em 2010 perdeu uma grande amiga, Esther Grace Earl, vítima do câncer de tireóide. Green a conheceu em 2009, em uma conferência para fãs de Harry Potter e sua amizade durou até 25 de agosto de 2010, quando Grace faleceu.
Esther apoiava Green a escrever o livro. A garota foi diagnosticada com câncer em 2006 e passou a necessitar de um cilindro de oxigênio para conseguir respirar, assim como Hazel. Grace ficou muito conhecida no Youtube por seus vlogs, na era conhecida como pré-Youtubers, por serem engraçados. Foi da convivência com ela que John tirou a teoria de que "alguns infinitos são maiores que outros". O segundo nome de Esther, não podemos deixar de ressaltar, também é o mesmo de Hazel.
John disse em entrevista que levou quase dois anos para escrever o livro e que jamais teria o escrito, se não tivesse recebido a oportunidade de conhecer Esther.
Depois da morte de Grace, John anunciou a criação do Esther Day comemorado no dia do aniversário da amiga, 3 de agosto. Nesse dia, muitos fãs, amigos e familiares postam fotos e vídeos para celebrar Esther.
Os pais de Grace criaram uma organização sem fins lucrativos com o nome de "This Star Won’t Go Out”, para ajudar famílias de crianças com câncer e honrar o nome da filha. A menina também tem sua história contada com suas palavras no livro "A Estrela que Nunca Vai se Apagar", publicado pela editora Intrínseca.


3. Shailene Doou Todo o Cabelo que Cortou a Crianças com Câncer







Para atuar como Hazel Grace, a atriz Shailene Woodley, precisou cortar suas longas mechas, e seu cabelo, assim como de muitas garotas incentivadas por ela pela hashtag #HairForHazel, foi doado para um banco de perucas para crianças com câncer.



4. Beijando o Irmão






No filme Divergente, Shailene e Hansel vivem os personagens Caleb e Beatrice Prior, que eram irmãos. Então, olhando de forma mais aprofundada, no filme A Culpa é das Estrelas, Shailene namora seu irmão, Hansel. 

5. A Escolha Dos Atores

Os atores que interpretam Hazel e Augustus em A Culpa é Das Estrelas foi influenciada pela percepção da boa atuação existente entre Shailene e Hansel em Divergente como irmãos.



6.  O Ator Nat Usava Lentes de Escurecimento


Nat, ator que interpreta Isaac, melhor amigo de Augustus em A Culpa é Das Estrelas, usava lentes de escurecimento para interpretar o garoto, para sentir e parecer verdadeiramente o cego durante as cenas. 


7. John Green (O Autor) Faria Parte do Filme




John Green iria aparecer no filme, mas infelizmente no corte final, simplesmente tiraram a cena. O filme agradaria muito mais aos fãs se o autor tivesse sua aparição, mas não houve o que fazer e o filme foi estreiado sem a grande surpresa.

8. De Onde Veio o Título?




A culpa, caro Brutus, não está nas estrelas, mas de nós mesmos, que nos rebaixamos ao papel de instrumentos (…)”



Segundo autor John Green, o título A Culpa é das Estrelas foi inspirado em uma obra de Shakespeares, onde Cassius diz a Brutus que a culpa não é das estrelas e sim deles mesmos porque deixarem que os rebaixem a simples empregados.
Ao dizer que a culpa por aquela situação não dizia respeito às estrelas, Cassius afirma que apenas nós mesmos fazemos nossas próprias escolhas, escolhemos nosso próprio caminho, e que o destino não interfere em nossas vidas, pois nossas escolhas nos levam às consequências. A Culpa é Das Estrelas é uma afirmação contrária a isso, pois o que definiu a vida de Hazel e até mesmo o que a fez conhecer Augustus, ou o que fez Augustus conhecer a morte, não foram suas próprias escolhas e sim a sua sorte, o seu destino. 

9. Uma Aflição Imperial NÃO EXISTE!


Hazel Grace em várias partes do livro faz menção ao livro Uma Aflição Imperial, seu livro favorito (citado em A Culpa é Das Estrelas ) e eu tenho toda certeza de que um bom fã da trama pesquisou o livro assim que terminou a leitura, ou até antes. Mas infelizmente o UAI não existe.

Para explicar melhor, vamos pelo começo: Segundo John, sempre que um leitor lhe pergunta sobre o UAI, ele lhe responde que não. O livro em sim é fictício. Porém, de certa forma as citações do livro são quase reais. 
Segundo ele, o suposto livro é baseado em dois livros que ama. O primeiro é Infinite Jest, de David Foster Wallace, a maioria das referências ao UAI estam relacionadas a este livro de alguma forma. Porém ele não fala sobre o câncer. O segundo livro é The Blood Of The Lamb, de Peter de Vries. Este é sobre câncer e a maioria das observações que Hazel faz sobre UAI (que fala de câncer, mas não é sobre o câncer e reflete a realidade dessa experiência de uma forma muito rara) vem da experiência de John na leitura de The Blood Of The Lamb. 

O autor Peter Van Houten também é fictício, mas só eu percebi a relação entre esse nome e o nome do autor do último livro?

10. John Se Acha Incapaz de Escrever o Livro Favorito de Hazel




Em entrevista, ao ser questionado sobre a possibilidade e criação de Uma Aflição Imperial, John diz que este não é o tipo de livro que ele conseguiria escrever bem. Pois a forma que todos podemos imaginar que ele fosse, é muito diferente do que  gostaria que fosse, do que o UAI merecia ser. 






Comente abaixo sua opinião sobre o artigo e muito brigada pela visita! 

Um grande beijo!

- Sakura.🌸


Comentários

Postagens populares

{Resenha} Filme: A Cinco Passos de Você (Five Feet Apart)

Título : A Cinco Passos de Você Título original : Five Feet Apart Ano : 2019 Gênero : Drama, Romance Diretor : Justin Baldoni A Cinco Passos de Você foi um filme que esperei muito para assistir, mesmo antes do lançamento e finalmente consegui tirar minhas conclusões a respeito. Sabemos que o conteúdo prncipal do Blog Lua de Papel é a literatura, mas o nosso público também está apto a procurar por filmes e séries, portanto voltaremos com alguns posts periódicos a respeito. Apesar de ter lido algumas críticas negativas a respeito do filme A Cinco Passos de Você , achei tudo muito técnico, o que na minha opinião, tira todo o foco do filme em si, da história por traás dele, então resolvi trazer para vocês a minha visão a respeito da adaptação , apesar de ainda não ter lido o livro . Então, confira a seguir as opiniões de uma apaixonada por romances sobre o filme A Cinco Passos de Você .

{Resenha} As Mães - Brit Bennett | Editora Intrínseca | Blog Lua de Papel

Título: As Mães Autora: Brit Bennet Ano: 2017 Editora: Intrínseca Compre:  Amazon (Físico) |   Amazon (E-book) As Mães é o romance de estreia da autora Brit Bennett , tendo a edição brasileira publicada, em 2017, pela Editora Intrínseca. Nadia Turner tem sua família e adolescência totalmente despedaçadas pela morte da mãe. Mesmo com toda a sua aparente maturidade, a carência e o distanciamento de sua relação com o pai faz dela uma jovem incompreendida, e isso pode trazer frutos irreversíveis para sua vida.