Pular para o conteúdo principal

Redes Sociais

{Resenha} As Mães - Brit Bennett | Editora Intrínseca | Blog Lua de Papel


Resenha Lua de Papel

Título: As Mães

Autora: Brit Bennet
Ano: 2017
Editora: Intrínseca


As Mães é o romance de estreia da autora Brit Bennett, tendo a edição brasileira publicada, em 2017, pela Editora Intrínseca.
Nadia Turner tem sua família e adolescência totalmente despedaçadas pela morte da mãe. Mesmo com toda a sua aparente maturidade, a carência e o distanciamento de sua relação com o pai faz dela uma jovem incompreendida, e isso pode trazer frutos irreversíveis para sua vida.





Tudo começa com um amor adolescente. Um jovem amor por Luke Shepard, uma grande necessidade de ser correspondida e daí surge um relacionamento improvável. Nadia encontra em Luke o apoio que tanto precisava, mas dessa relação, que vai muito além da amizade, os frutos serão segredos. Segredos que deveriam esquecidos, mas são revelados cedo demais.
E o livro trata exatamente disto: segredos. E vem para nos mostrar que as atitudes alheias estão muito além do que podemos enxergar. Nos traz uma nova visão da maternidade, e de como as escolhas podem afetar as pessoas ao nosso redor.
O livro é narrado em terceira pessoa, por um narrador testemunha, uma das Mães -- as senhoras da congregação dirigida pelo pai de Luke e que também faz parte da vida de Nadia. Esse tipo de narrativa nos traz uma visão mais reflexiva, mais ampla de toda a trama e a sensação que tive durante a leitura é a de que estive lá, observando tudo junto ao narrador.
A autora trabalha muito bem questões sérias como religião e a hipocrisia que a rodeia. Ilustra, por meio dos seus personagens, problemas que sabemos ser normais mas que insistimos em fingir não perceber. Presenciando parte da adolescência e vida adulta de Nadia, podemos ver toda a aflição que O Segredo lhe traz, mesmo depois de anos e isso nos traz uma empatia que no início do livro não imaginamos sentir.
A escrita de Bennett é muito melhor do que eu esperava, é expressiva e unicamente cativante, me fazendo imersa na leitura e tornando a leitura muito mais fácil. A leveza com que trata os sentimentos da protagonista nos faz conhece-la com profundidade e desejar consolá-la em seus momentos mais difíceis. Se há uma coisa que define para mim um bom livro, é a sua capacidade de nos fazer sentir como parte da trama, como se tivéssemos vivido o relato que lemos, e foi isso que me fez mais apaixonada pela história.
Na história também pude conhecer Aubrey, que com sua doçura e fé serviu de inspiração para que a protagonista se amadurecesse. E essa é a função que a define: inspiração. Pois sua fé e amizade mudou a vida não apenas de Nadia como de Luke, mas estar entre os dois também pode machucá-la.
Costumo me apegar mais aos personagens secundários em minhas leituras, mas a construção da protagonista dessa história é tão bem feita, tão bem desenvolvida, com todos os seus defeitos, suas imperfeições, que foi ela quem mais me cativou. Mesmo quando suas atitudes pareceram imorais, pude compreendê-la e talvez isso seja uma das maiores singularidade de As Mães, essa impecável capacidade de nos fazer repensar nossas convicções.
Adorei que a autora não demonstre medo ao trabalhar em As Mães questões tão sérias, sem medo de críticas. A sinceridade que compõe sua escrita fez dela, com certeza, uma das minhas autoras favoritas, mesmo que tenha me deixado um tanto ansiosa pelo final alternativo.
Ao finalizar a leitura, temos a sensação de que nenhum destino que imaginamos era possível e, de alguma maneira, Brit Bennett foi capaz de criar um fechamento perfeito para uma história igualmente perfeita. Mal posso esperar por novas obras da autora!


Um beijo, e até!
Sakura.

Comentários

  1. "Mesmo quando suas atitudes pareceram imorais, pude compreendê-la e talvez isso seja uma das maiores singularidade de As Mães, essa impecável capacidade de nos fazer repensar nossas convicções."
    Estou encantada com sua resenha, esse livro realmente mexe muito com a gente, me coloquei no lugar da dela tantas vezes, sofri junto.. Maravilhoso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário!

Postagens populares

{Resenha} Filme: A Cinco Passos de Você (Five Feet Apart)

Título : A Cinco Passos de Você Título original : Five Feet Apart Ano : 2019 Gênero : Drama, Romance Diretor : Justin Baldoni A Cinco Passos de Você foi um filme que esperei muito para assistir, mesmo antes do lançamento e finalmente consegui tirar minhas conclusões a respeito. Sabemos que o conteúdo prncipal do Blog Lua de Papel é a literatura, mas o nosso público também está apto a procurar por filmes e séries, portanto voltaremos com alguns posts periódicos a respeito. Apesar de ter lido algumas críticas negativas a respeito do filme A Cinco Passos de Você , achei tudo muito técnico, o que na minha opinião, tira todo o foco do filme em si, da história por traás dele, então resolvi trazer para vocês a minha visão a respeito da adaptação , apesar de ainda não ter lido o livro . Então, confira a seguir as opiniões de uma apaixonada por romances sobre o filme A Cinco Passos de Você .

10 Curiosidades Sobre "A Culpa é Das Estrelas"

A Culpa é Das Estrelas  foi um livro que causou um grande impacto entre os brasileiros no ano de 2012 (Ano de seu lançamento) e até hoje é um queridinho em muitas partes do mundo.   A história de Hazel Grace, uma paciente terminal, diagnosticada com câncer de tireóide desde os 13 anos e aos 16 sofre com a metástase no pulmão, respira com a ajuda de um cilindro de oxigênio comoveu milhares de pessoas no mundo todo.  O livro ganhou sua adaptação para o cinema em 2014 e o filme foi tão bem aceito quanto era de se esperar para uma história tão boa. Mas como toda boa história tem uma linda história real nos bastidores, com A Culpa é das Estrelas não poderia ser diferente. Portanto, sem mais delongas, conheça abaixo 10 curiosidades sobre A Culpa é das Estrelas: 1. A Hazel e Augustus de Carne e Osso Em 2013 internet foi tomada pela comovente história de Katie e Dalton Prager (conhecidos nos EUA como o casal de carne e osso de A Culpa é das Estrelas ). O casal sofri