Pular para o conteúdo principal

Redes Sociais

{Resenha} Um Dia - David Nicholls (Editora Intrínseca)










Título original: One Day.
Autor: David Nicholls.
Editora: Intrínseca.
Ano: 2011.
Páginas: 416.
Tradução: Cláudio Carina.






"Eles falavam muito pouco do que sentiam um pelo outro: não havia necessidade de frases bonitas e pequenas atenções entre amigos tão experientes."

Se existe uma única palavra capaz de expressar sozinha a grandiosidade dessa história, eu a desconheço.
Um Dia irradia, ao mesmo tempo, leveza e acidez. Sua veracidade é singular e contraditória, carregando em suas páginas palavras de pura realidade em uma trama ficcional.
Não é o tipo de ficção comum, mas uma história maluca, uma história que te mostra a vida como ela é. Sem censura, sem mascarar verdades.
Apesar de nos primeiros capítulos você não dar nada por ele, no decorrer do livro você se apaixona pela escrita de Nicholls, cria certa intimidade com Dex e Em e sente muito mais a história em si.
Este não é um livro clichê, mas tem seus momentos adocicados, que nos trazem sorrisos involuntários ou até mesmo lágrimas de pura emoção. Também não o considero sério, mas certos capítulos são cinzentos e tristes, o que acabou me contagiando.
Pelos que pude observar no livro, sua principal intenção é mostrar para cada leitor o quanto um único dia é capaz de mudar sua vida, cabe a você decidir vivê-los da melhor ou da pior forma possível.



"Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. 
Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos, de flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável."

Charles Dickens,
      Grandes Esperanças.


Dexter e Emma passam a noite de formatura juntos e o que devia ser apenas uma noite, se mostrou muito maior que isso. Os dois se tornam inseparáveis, às vezes se afastavam, mas nunca deixavam de pensar um no outro.
A amizade entre os personagens é real, sincera. São o tipo de amigos que não conseguem passar por momentos difíceis ou felizes sem pensar "gostaria que ele(a) visse isso" ou "você é um imbecil por estar longe de mim agora". 

"- A gente devia gravar nossas iniciais - sugeriu Dexter, sem entusiasmo.
 - Escrever o quê, Dex e Em?
 - "4ever."


"4ever" foi a expressão que mais me marcou em todo o livro. O motivo eu desconheço, mas o significado tem tudo a ver com a história dos dois.

Dexter se mostra um babaca em MUITOS momentos, mas compensa com suas poucas ações dignas de reconhecimento. 


Todos os capítulos de Um Dia se passam no dia 15 de julho de cada ano, por 20 anos (devo ressaltar que esta é uma característica peculiar e significativa).
Dex, despretencioso, rico, muito mimado. E Emma, persistente, sonhadora, que conhece bem a vida. Dois opostos e pura sintonia. Talvez um reforço da famosa Lei de Newton.

A obra de Nicholls não é só sobre amor. É sobre a importância das pequenas coisas, dos pequenos gestos. Sobre como você demora a perceber o que é necessário na sua vida. Sobre como tudo é passageiro e a perca de tempo é inadmissível. Sobre o medo de arriscar, ou o impulso do risco. Um Dia é uma representação da vida. 

"Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que procura está bem na sua frente."

A relação de Emma e Dexter sofre grandes revés durante todos os momentos de sua história, passam por caminhos diferentes e sempre acabam no mesmo destino. Mas o final surpreende qualquer um, de uma forma tão clara, tão explícita que você se pergunta "QUÊ?". Nada, nada previsível.

No que diz respeito à escrita, Um Dia é natural e bem produzido, com poucas falhas de revisão e uma linguagem formal, mas simples. Em sumo a narração é feita em terceira pessoa, mas os diálogos a tornam implícita e, por si só, trazem a aproximação leitor-personagem, típica do que considero um bom livro. No início a história é arrastada e entediante, mas a partir do momento em que o leitor cria certa intimidade a leitura flui natural e rapidamente.
Não pude deixar de observar a estratégia usada pelo autor, que começou a escrevê-la normalmente, mas faz uma mistura excêntrica no fim, reforçando os fatos do início do livro e tornando os acontecimentos mais explicativos. Sou veraz ao dizer que super recomendo a leitura, o tipo de livro que me conquista. 

"Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente
para o resto da sua vida seria este.
Confiança.
Seria o presente da confiança.
Ou isso ou uma vela perfumada."






Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo e comente também o que achou do artigo. Sua interação é sempre importante!

 Beijo,

- sakura. 🌸

Comentários

Postagens populares

{Resenha} Filme: A Cinco Passos de Você (Five Feet Apart)

Título : A Cinco Passos de Você Título original : Five Feet Apart Ano : 2019 Gênero : Drama, Romance Diretor : Justin Baldoni A Cinco Passos de Você foi um filme que esperei muito para assistir, mesmo antes do lançamento e finalmente consegui tirar minhas conclusões a respeito. Sabemos que o conteúdo prncipal do Blog Lua de Papel é a literatura, mas o nosso público também está apto a procurar por filmes e séries, portanto voltaremos com alguns posts periódicos a respeito. Apesar de ter lido algumas críticas negativas a respeito do filme A Cinco Passos de Você , achei tudo muito técnico, o que na minha opinião, tira todo o foco do filme em si, da história por traás dele, então resolvi trazer para vocês a minha visão a respeito da adaptação , apesar de ainda não ter lido o livro . Então, confira a seguir as opiniões de uma apaixonada por romances sobre o filme A Cinco Passos de Você .

{Resenha} As Mães - Brit Bennett | Editora Intrínseca | Blog Lua de Papel

Título: As Mães Autora: Brit Bennet Ano: 2017 Editora: Intrínseca Compre:  Amazon (Físico) |   Amazon (E-book) As Mães é o romance de estreia da autora Brit Bennett , tendo a edição brasileira publicada, em 2017, pela Editora Intrínseca. Nadia Turner tem sua família e adolescência totalmente despedaçadas pela morte da mãe. Mesmo com toda a sua aparente maturidade, a carência e o distanciamento de sua relação com o pai faz dela uma jovem incompreendida, e isso pode trazer frutos irreversíveis para sua vida.

10 Curiosidades Sobre "A Culpa é Das Estrelas"

A Culpa é Das Estrelas  foi um livro que causou um grande impacto entre os brasileiros no ano de 2012 (Ano de seu lançamento) e até hoje é um queridinho em muitas partes do mundo.   A história de Hazel Grace, uma paciente terminal, diagnosticada com câncer de tireóide desde os 13 anos e aos 16 sofre com a metástase no pulmão, respira com a ajuda de um cilindro de oxigênio comoveu milhares de pessoas no mundo todo.  O livro ganhou sua adaptação para o cinema em 2014 e o filme foi tão bem aceito quanto era de se esperar para uma história tão boa. Mas como toda boa história tem uma linda história real nos bastidores, com A Culpa é das Estrelas não poderia ser diferente. Portanto, sem mais delongas, conheça abaixo 10 curiosidades sobre A Culpa é das Estrelas: 1. A Hazel e Augustus de Carne e Osso Em 2013 internet foi tomada pela comovente história de Katie e Dalton Prager (conhecidos nos EUA como o casal de carne e osso de A Culpa é das Estrelas ). O casal sofri