Pular para o conteúdo principal

Redes Sociais

Suicídio - Setembro Amarelo Literário

O suicídio pode ser definido como o ato de realização do desejo de tirar a própria vida.
Ele não afeta apenas a vítima, mas a todos à sua volta, trazendo assim, graves consequências, difíceis de serem reparadas. Estima-se que a cada suicídio de seis a dez pessoas são afetadas diretamente. 
As tentativas de suicídio, segundo pesquisas, chegam a 20 milhões por ano, incluindo pessoas de todas as idades.

Normalmente o suicídio é causado por um conjunto de situações, e não por apenas um, e ocorre quando há necessidade de aliviar-se de pressões externas como a culpa, a humilhação, o medo, a ansiedade e a depressão.

Diferente do que muitos pensam, ter pensamentos suicidas é parte da natureza humana, mas é necessário procurar ajuda desde os primeiros sinais. As pessoas que sofrem com transtornos psicológicos tendem a tentar o suicídio, mas os dados não se limitam apenas a eles, atingindo pessoas do mundo inteiro, sendo visto como uma forma de escape, uma saída.

Em sua maioria o suicídio pertence ao sexo masculino, mas as mulheres são as que mais tentam. 




O suicídio resulta de uma crise de durações que variam de pessoa para pessoa, mas, todas as vítimas passam por um demorado processo antes de decidir chegar ao ato. Os principais transtornos que levam a isso são: depressão, dependência química e esquizofrenia. Todos esses transtornos podem ser identificados por profissionais em saúde mental. Seja qual for o transtorno e sua gravidade, sempre chegará o momento crítico que pode ser superado se a vítima procurar ajuda. 

Ao receber ajuda preventiva ou oferta de ajuda durante uma crise, as pessoas podem desistir de tirar a própria vida quando coloca para fora seus sentimentos e ideias, expulsando assim todos os seus medos interiores. Essa ajuda pode vir de um profissional ou mesmo pessoas comuns como eu e você.

Quando o suicídio parece uma saída, é comum que peçam ajuda, pois a pessoa não quer realmente desistir. Quer apenas se livrar da dor e do sofrimento que a atormenta. Mas ela se esquece que ao matar a parte ruim, sua parte boa também morre. Sua vida não pode ser dividida. Não pode ser fracionada. É preciso viver como um todo, mesmo quando tudo parece impossível de suportar. Todos têm dentro de si, sentimentos bons, vontade de viver, de ser feliz. Um suicida não pensa em mais nada, pois sua dor o cega. O faz ver apenas o mundo preto e branco. Por isso, se você conhece alguém que precise de ajuda, estenda a tua mão, mostre o lado bom da vida. Não julgue, não condene, não aconselhe. Apenas ouça e entenda o que essa pessoa tem a dizer. Quem quer ajudar não deve se preocupar com o que dizer. Apenas respeite o pensamento da vítima. 

O suicídio foi e ainda é um tabu para a maioria das pessoas. É um assunto que "agride" várias crenças religiosas. A falta de aceitação do problema também se dá porque muitos vêem o suicídio como simbolo de fracasso. Essa má visão do assunto, só o torna pior. A religião deve oferecer ajuda, não condenação. Esqueça a ideia de não procurar ajuda por medo de ser visto como fracassado. Você não precisa passar por isso sozinho, sua vida vale mais do que isso. Você é importante. A insensibilidade é a maior culpada por tudo isso. 

O suicídio é um problema real. Não pode ser ignorado.

#SetAmareloLit


Comentários

Postagens populares

{Resenha} Filme: A Cinco Passos de Você (Five Feet Apart)

Título : A Cinco Passos de Você Título original : Five Feet Apart Ano : 2019 Gênero : Drama, Romance Diretor : Justin Baldoni A Cinco Passos de Você foi um filme que esperei muito para assistir, mesmo antes do lançamento e finalmente consegui tirar minhas conclusões a respeito. Sabemos que o conteúdo prncipal do Blog Lua de Papel é a literatura, mas o nosso público também está apto a procurar por filmes e séries, portanto voltaremos com alguns posts periódicos a respeito. Apesar de ter lido algumas críticas negativas a respeito do filme A Cinco Passos de Você , achei tudo muito técnico, o que na minha opinião, tira todo o foco do filme em si, da história por traás dele, então resolvi trazer para vocês a minha visão a respeito da adaptação , apesar de ainda não ter lido o livro . Então, confira a seguir as opiniões de uma apaixonada por romances sobre o filme A Cinco Passos de Você .

{Resenha} As Mães - Brit Bennett | Editora Intrínseca | Blog Lua de Papel

Título: As Mães Autora: Brit Bennet Ano: 2017 Editora: Intrínseca Compre:  Amazon (Físico) |   Amazon (E-book) As Mães é o romance de estreia da autora Brit Bennett , tendo a edição brasileira publicada, em 2017, pela Editora Intrínseca. Nadia Turner tem sua família e adolescência totalmente despedaçadas pela morte da mãe. Mesmo com toda a sua aparente maturidade, a carência e o distanciamento de sua relação com o pai faz dela uma jovem incompreendida, e isso pode trazer frutos irreversíveis para sua vida.

10 Curiosidades Sobre "A Culpa é Das Estrelas"

A Culpa é Das Estrelas  foi um livro que causou um grande impacto entre os brasileiros no ano de 2012 (Ano de seu lançamento) e até hoje é um queridinho em muitas partes do mundo.   A história de Hazel Grace, uma paciente terminal, diagnosticada com câncer de tireóide desde os 13 anos e aos 16 sofre com a metástase no pulmão, respira com a ajuda de um cilindro de oxigênio comoveu milhares de pessoas no mundo todo.  O livro ganhou sua adaptação para o cinema em 2014 e o filme foi tão bem aceito quanto era de se esperar para uma história tão boa. Mas como toda boa história tem uma linda história real nos bastidores, com A Culpa é das Estrelas não poderia ser diferente. Portanto, sem mais delongas, conheça abaixo 10 curiosidades sobre A Culpa é das Estrelas: 1. A Hazel e Augustus de Carne e Osso Em 2013 internet foi tomada pela comovente história de Katie e Dalton Prager (conhecidos nos EUA como o casal de carne e osso de A Culpa é das Estrelas ). O casal sofri