Pular para o conteúdo principal

Redes Sociais

{Resenha} Hálito [Monólogo] - Gilda Freitas


 blog lua de papel. Capa livro hálito




Título: "Hálito - Monólogo"

Autora: Gilda Freitas.

Editora: Karuá.

Páginas: 144.

Ano: 2018.

Compre: Loja Karuá

"Não se preocupe com o amor, o primeiro amor sempre chega de vagarinho."

 Hálito é um monólogo escrito por Gilda Freitas e publicado pela Editora Karuá.

O livro tem acabamento em capa dura e é bem anatômico, com a capa simples, mas linda, que me chamou atenção desde a primeira vez, assim como o título.

Com uma premissa única, narrado por Flora, uma senhora de 81 anos que nos conta seus arrependimentos e sua trajetória, não como uma biografia fictícia, mas como um romance dramático.

Hálito é a história de uma mulher forte, mas que, desde a infância, foi muito limitada pela época e sociedade em que vivia, apesar de ter sempre em seu coração o desejo de liberdade e plenitude.

O livro é dividido em duas partes: presente e passado, respectivamente. A primeira é repleta de metáforas e ironias, carecendo de uma atenção maior à leitura, enquanto a segunda se apresenta como uma explicação deste início.

No passado, Flora sofreu com a perda do pai, com quem era muito apegada e se viu obrigada a adaptar-se à nova realidade. Como uma moça do século XIX, era obediente à religião da família e se comportava de acordo com as regras impostas às mulheres.

Se via em um mundo onde as mulheres deveriam apenas nascer, crescer como "moça direira", casar-se com um homem de boas condições e ser mãe, mas não era esse o seu desejo.

Inicialmente dada em casamento a um rapaz que nem conhecia, com toda a sua teimosia conseguiu reverter a situação, talvez este seja o seu primeiro passo para o destino.

Depois do término, Flora tentou convencer a sua mãe a passar uns tempos em Recife, junto à sua tia, mas apesar da recusa da mãe, o futuro lutou ao seu favor.

Em Recife, Flora conhece o mar, mulheres decididas e independentes e por fim, José Maria, o homem por quem se vê perdidamente apaixonada.

Seria mesmo, José Maria, o amor de sua vida?


blog lua de papel. Capa livro hálito

Através de um monólogo encantador e triste, Flora conta sua trajetória até a velhice, quando se vê próxima ao fim e não vê mais motivos para sorrisos. Suas lembranças do passado são como chocolate amargo, oscilando entre momentos nostálgicos e outros amargos e dolorosos. O romance de sua vida foi o que mudou todo o seu futuro e a tornou descrente na vida e insensível, porém que também a levou a viver sua vida como a mulher independente que tanto desejou se tornar. Mas a que custo?

A história é simplesmente arrebatadora, leva o leitor a outras décadas, a um mundo diferente e talvez até apaixonante. A narrativa bem produzida me transmitiu perfeitamente os sentimentos da doce Flora, me arrancando risos e lágrimas, olhares de fúria e de curiosidade.

A história dá forças ao feminismo e a liberdade sem julgamentos, o que achei extremamente interessante e importante para os assuntos que aborda, chamando a atenção da mulher atual para o vasto mundo que ainda há para viver.
A revisão é muito bem feita e a distração espetacular, com detalhes simples, mas que fizeram toda a diferença para a beleza da obra.



blog lua de papel. Capa livro hálito


É uma história linda e triste, como o canto de um rouxinol, que me prendeu do início ao fim e ganhou meu coração com um final inesperado.

Recomendo para todos aqueles que gostam de uma boa história de amor e drama, com uma pitada de solidão.
A obra também possui uma grande importância didática, devido ao seu contexto, o século XIX.

Não é como um conto de fadas. Se tem um final feliz ou não, depende daquele que o lê, mas com certeza é conquistador e único. Hálito não é apenas um livro, mas uma obra de puro sentimento.




blog lua de papel. Capa livro hálito
"O que sinto quando o outro parte é que leva um pedaço generoso de mim. A despedida só existe quando é involuntária a partida." 

-Sakura.


Leia também{Entrevista} Autora Aricia Aguiar | Lua de Papel

Visite também: Primeiras impressões | Minha escolha é você, de Priscila Tigre.

Comentários

Postagens populares

{Resenha} Filme: A Cinco Passos de Você (Five Feet Apart)

Título : A Cinco Passos de Você Título original : Five Feet Apart Ano : 2019 Gênero : Drama, Romance Diretor : Justin Baldoni A Cinco Passos de Você foi um filme que esperei muito para assistir, mesmo antes do lançamento e finalmente consegui tirar minhas conclusões a respeito. Sabemos que o conteúdo prncipal do Blog Lua de Papel é a literatura, mas o nosso público também está apto a procurar por filmes e séries, portanto voltaremos com alguns posts periódicos a respeito. Apesar de ter lido algumas críticas negativas a respeito do filme A Cinco Passos de Você , achei tudo muito técnico, o que na minha opinião, tira todo o foco do filme em si, da história por traás dele, então resolvi trazer para vocês a minha visão a respeito da adaptação , apesar de ainda não ter lido o livro . Então, confira a seguir as opiniões de uma apaixonada por romances sobre o filme A Cinco Passos de Você .

{Resenha} As Mães - Brit Bennett | Editora Intrínseca | Blog Lua de Papel

Título: As Mães Autora: Brit Bennet Ano: 2017 Editora: Intrínseca Compre:  Amazon (Físico) |   Amazon (E-book) As Mães é o romance de estreia da autora Brit Bennett , tendo a edição brasileira publicada, em 2017, pela Editora Intrínseca. Nadia Turner tem sua família e adolescência totalmente despedaçadas pela morte da mãe. Mesmo com toda a sua aparente maturidade, a carência e o distanciamento de sua relação com o pai faz dela uma jovem incompreendida, e isso pode trazer frutos irreversíveis para sua vida.

10 Curiosidades Sobre "A Culpa é Das Estrelas"

A Culpa é Das Estrelas  foi um livro que causou um grande impacto entre os brasileiros no ano de 2012 (Ano de seu lançamento) e até hoje é um queridinho em muitas partes do mundo.   A história de Hazel Grace, uma paciente terminal, diagnosticada com câncer de tireóide desde os 13 anos e aos 16 sofre com a metástase no pulmão, respira com a ajuda de um cilindro de oxigênio comoveu milhares de pessoas no mundo todo.  O livro ganhou sua adaptação para o cinema em 2014 e o filme foi tão bem aceito quanto era de se esperar para uma história tão boa. Mas como toda boa história tem uma linda história real nos bastidores, com A Culpa é das Estrelas não poderia ser diferente. Portanto, sem mais delongas, conheça abaixo 10 curiosidades sobre A Culpa é das Estrelas: 1. A Hazel e Augustus de Carne e Osso Em 2013 internet foi tomada pela comovente história de Katie e Dalton Prager (conhecidos nos EUA como o casal de carne e osso de A Culpa é das Estrelas ). O casal sofri