Título: "Hálito - Monólogo"
Autora: Gilda Freitas.
Editora: Karuá.
Páginas: 144.
Ano: 2018.
Compre: Loja Karuá
"Não se preocupe com o amor, o primeiro amor sempre chega de vagarinho."
Hálito é um monólogo escrito por Gilda Freitas e publicado pela Editora Karuá.
O livro tem acabamento em capa dura e é bem anatômico, com a capa simples, mas linda, que me chamou atenção desde a primeira vez, assim como o título.
Com uma premissa única, narrado por Flora, uma senhora de 81 anos que nos conta seus arrependimentos e sua trajetória, não como uma biografia fictícia, mas como um romance dramático.
Hálito é a história de uma mulher forte, mas que, desde a infância, foi muito limitada pela época e sociedade em que vivia, apesar de ter sempre em seu coração o desejo de liberdade e plenitude.
O livro é dividido em duas partes: presente e passado, respectivamente. A primeira é repleta de metáforas e ironias, carecendo de uma atenção maior à leitura, enquanto a segunda se apresenta como uma explicação deste início.
No passado, Flora sofreu com a perda do pai, com quem era muito apegada e se viu obrigada a adaptar-se à nova realidade. Como uma moça do século XIX, era obediente à religião da família e se comportava de acordo com as regras impostas às mulheres.
Se via em um mundo onde as mulheres deveriam apenas nascer, crescer como "moça direira", casar-se com um homem de boas condições e ser mãe, mas não era esse o seu desejo.
Inicialmente dada em casamento a um rapaz que nem conhecia, com toda a sua teimosia conseguiu reverter a situação, talvez este seja o seu primeiro passo para o destino.
Depois do término, Flora tentou convencer a sua mãe a passar uns tempos em Recife, junto à sua tia, mas apesar da recusa da mãe, o futuro lutou ao seu favor.
Em Recife, Flora conhece o mar, mulheres decididas e independentes e por fim, José Maria, o homem por quem se vê perdidamente apaixonada.
Seria mesmo, José Maria, o amor de sua vida?
Através de um monólogo encantador e triste, Flora conta sua trajetória até a velhice, quando se vê próxima ao fim e não vê mais motivos para sorrisos. Suas lembranças do passado são como chocolate amargo, oscilando entre momentos nostálgicos e outros amargos e dolorosos. O romance de sua vida foi o que mudou todo o seu futuro e a tornou descrente na vida e insensível, porém que também a levou a viver sua vida como a mulher independente que tanto desejou se tornar. Mas a que custo?
A história é simplesmente arrebatadora, leva o leitor a outras décadas, a um mundo diferente e talvez até apaixonante. A narrativa bem produzida me transmitiu perfeitamente os sentimentos da doce Flora, me arrancando risos e lágrimas, olhares de fúria e de curiosidade.
A história dá forças ao feminismo e a liberdade sem julgamentos, o que achei extremamente interessante e importante para os assuntos que aborda, chamando a atenção da mulher atual para o vasto mundo que ainda há para viver.
A revisão é muito bem feita e a distração espetacular, com detalhes simples, mas que fizeram toda a diferença para a beleza da obra.
É uma história linda e triste, como o canto de um rouxinol, que me prendeu do início ao fim e ganhou meu coração com um final inesperado.
Recomendo para todos aqueles que gostam de uma boa história de amor e drama, com uma pitada de solidão.
A obra também possui uma grande importância didática, devido ao seu contexto, o século XIX.
Não é como um conto de fadas. Se tem um final feliz ou não, depende daquele que o lê, mas com certeza é conquistador e único. Hálito não é apenas um livro, mas uma obra de puro sentimento.
"O que sinto quando o outro parte é que leva um pedaço generoso de mim. A despedida só existe quando é involuntária a partida."
-Sakura.
Leia também: {Entrevista} Autora Aricia Aguiar | Lua de Papel
Visite também: Primeiras impressões | Minha escolha é você, de Priscila Tigre.




![{Resenha} Hálito [Monólogo] - Gilda Freitas blog lua de papel. Capa livro hálito](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhddwvVRuPMM7J0vcVcFwZ254poHErWUi4SRP4YHop7hBhHOaGdAwtSryLPq6Zj9_A_E8CIhy6Utth_lVXne60o2gPhD3k6dSPDH60f6O8Su9q7fQLRnPmEt_suOVBuzsQvotLI2DuU2QkM/s400/WhatsApp+Image+2018-04-26+at+20.12.19.jpeg)
![{Resenha} Hálito [Monólogo] - Gilda Freitas blog lua de papel. Capa livro hálito](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjUWD7EDgY_RvTur2xC4vh_x6zBWOlxXvnCfUGfVo3s9crMy3jWfpSApfDUQsQU5YbT0h5HUeZVOMouQF1h76bSwcfNU5bYZm_yi6v_enJc3XuLB_u__1G1Ep3dwL4F638JEoYNALr7HBK/s400/WhatsApp+Image+2018-04-26+at+21.34.44.jpeg)
![{Resenha} Hálito [Monólogo] - Gilda Freitas blog lua de papel. Capa livro hálito](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDtUcLhSeG4OwWC-V5nXe8Ax1fbjNEiSeyur9jE8BDCY_ilrrsxuMcHzHVjkiZllBjukxMbeVD0wHhkJMU40gIyOb1L5topmZyp1pnjt-Ygve4sSeGFjX6sjKRrpzUT9vO7bKTXb4aYrfN/s400/WhatsApp+Image+2018-04-26+at+21.33.21.jpeg)
![{Resenha} Hálito [Monólogo] - Gilda Freitas blog lua de papel. Capa livro hálito](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgW_TQs_7c38EH0-5rV-esiqGWn0PDUDqbEGZ9-bbgavmOBcLwS9PEY4C6QA8ZB9aLshAy28QsJlOYSY5KjGnPuNXjYidgNj4JD9BRdcwT_KrHYnPAnm3rfa6RBpmnvEgWYE-9R7ZdVxSxT/s400/WhatsApp+Image+2018-04-26+at+20.11.49.jpeg)
Comentários
Postar um comentário
Gostou? Deixe um comentário!