Pular para o conteúdo principal

Redes Sociais

{Texto} MULHERES

MULHERES

Texto sofre feminismo







Recentemente eu finalizei a leitura de um livro bem curtinho, intitulado Mulheres (clique para ler a resenha), da Auspicioso Acapela Editora (clique para adquirir o e-book), e me vi na obrigação de falar sobre o que é abordado.
Vamos falar sobre o feminismo.

O que é ser mulher para você?

Há alguns dias ouvi, de alguém muito próximo, a seguinte frase:
"Mulher nasceu para ser sustentada por homem. E se você pensa que não, tem que ficar sozinha."
E sabe de uma coisa?
Se para ter alguém ao meu lado, for necessário abrir mão da minha liberdade, do meu direito de escolha, eu já comprei minhas passagens para a solidão.
Ser mulher é crescer ouvindo o que não pode usar, falar, sentir, fazer, pensar. É acordar com um enorme sentimento de alegria, se vestir da melhor forma possível, usar maquiagem porque gosta e, ao sair do quarto, ouvir um "filha minha não usa isso" dos pais e fingir que isso não machuca.
Ser mulher é lutar pelos seus sonhos apesar das dificuldades e, mesmo assim, ouvir de uma sociedade hipócrita que "para chegar onde chegou deve estar se deitando com algum homem rico". É sair de manhã, bem cedo, para a luta, passar o dia inteiro trabalhando, estudando e chegar depois do pôr do sol e ainda ter que aceitar que os vizinhos andam falando que é uma puta! Afinal, que mulher direita chega tão tarde em casa?
Ser mulher é ser criada para ser esposa, mãe. É ter um roteiro de vida feito por alguém que não pensou se seria isto que te faria feliz. Quem se importa com a sua vontade? Você nasceu para ser o que as mulheres devem ser.
Eu, mulher de 17 anos, não me permito aceitar que o mundo dite o que devo ser. Eu devo apenas ser mulher. Eu quero ser mulher. E sabe aquele roteiro que citei? Você, mulher, tem todo o direito de escolher não seguir.
Nós temos que nos casar, se não tivermos filhos é porque algo está errado. Não é isso que dizem? Mas, e as tantas de nós que se casaram, tiveram filhos -- afinal, é isso que mulher nasceu para fazer -- e foram deixadas pelos "superiores", os machos-alfa que decidiram que elas não eram boas o suficiente? Elas então devem ser sustentadas por quem?
Pergunto agora à população hipócrita, -- onde a vítima de estupro é vista como culpada simplesmente por causa das roupas que vestem, pelos conceitos que ELES criaram -- quem vai sustentar a mulher, mãe, esposa, que foi deixada na vida?
É, nestes momentos eles abrem exceção. Mulher mãe, que foi deixada, tem a OBRIGAÇÃO de criar seus filhos, porque foi ela quem fez, ela quem quis. Se o marido foi embora é porque ela não foi Mulher o Suficiente para segurá-lo, afinal, homens não fazem nada sem um motivo.
Pior é ouvir de bocas femininas que mulheres devem obedecer aos maridos. Pobres vítimas do meio injusto em que foram criadas. Pobres vítimas da falta de conhecimento.
Chegou o momento de mudarmos o mundo, de eliminarmos as falsas ideias, os falsos argumentos que criam para nos rebaixar. Chegou o momento de dar um basta ao medo de sair na rua sozinha por receio de ser estuprada. Chegou a hora de sermos livres, de usufruirmos daquilo que nossas aquelas que vieram antes de nós lutaram tanto para conquistar. Chegou o momento de mostrarmos que somos iguais. Chega de baixaria, chega de machismo. Chega.
Nós, filhas de mulheres lutadoras, de mulheres que fizeram de tudo por nós e para nós, precisamos mostrar para o mundo o poder que elas nos ensinaram a ter.
Não podemos mais baixar a cabeça diante das injustiças e da desigualdade da população. Nós usamos o que desejarmos, pensamos o que quisermos. Nós faremos o nosso caminho, apenas nós.
Pois somos livres, somos iguais, somos o que quisermos ser. E podemos mais, merecemos mais.
Você, mulher, pode ser tudo isso, pode ser o que dizem e também o que quiser. Mas apenas guarde dentro de você: Antes de mulher, você é humana.

Por Sakura O'Brien.





Comentários

  1. Nunca pensei que um livro, no qual eu participei, pudesse de alguma forma tocar alguém assim. É com as mãos dadas e coragem que vivemos nessa sociedade patriarcal, e é assim que vamos conseguir modificar esse sistema, com muita luta. Obrigada por esse texto ❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário!

Postagens populares

{Resenha} Filme: A Cinco Passos de Você (Five Feet Apart)

Título : A Cinco Passos de Você Título original : Five Feet Apart Ano : 2019 Gênero : Drama, Romance Diretor : Justin Baldoni A Cinco Passos de Você foi um filme que esperei muito para assistir, mesmo antes do lançamento e finalmente consegui tirar minhas conclusões a respeito. Sabemos que o conteúdo prncipal do Blog Lua de Papel é a literatura, mas o nosso público também está apto a procurar por filmes e séries, portanto voltaremos com alguns posts periódicos a respeito. Apesar de ter lido algumas críticas negativas a respeito do filme A Cinco Passos de Você , achei tudo muito técnico, o que na minha opinião, tira todo o foco do filme em si, da história por traás dele, então resolvi trazer para vocês a minha visão a respeito da adaptação , apesar de ainda não ter lido o livro . Então, confira a seguir as opiniões de uma apaixonada por romances sobre o filme A Cinco Passos de Você .

{Resenha} As Mães - Brit Bennett | Editora Intrínseca | Blog Lua de Papel

Título: As Mães Autora: Brit Bennet Ano: 2017 Editora: Intrínseca Compre:  Amazon (Físico) |   Amazon (E-book) As Mães é o romance de estreia da autora Brit Bennett , tendo a edição brasileira publicada, em 2017, pela Editora Intrínseca. Nadia Turner tem sua família e adolescência totalmente despedaçadas pela morte da mãe. Mesmo com toda a sua aparente maturidade, a carência e o distanciamento de sua relação com o pai faz dela uma jovem incompreendida, e isso pode trazer frutos irreversíveis para sua vida.

10 Curiosidades Sobre "A Culpa é Das Estrelas"

A Culpa é Das Estrelas  foi um livro que causou um grande impacto entre os brasileiros no ano de 2012 (Ano de seu lançamento) e até hoje é um queridinho em muitas partes do mundo.   A história de Hazel Grace, uma paciente terminal, diagnosticada com câncer de tireóide desde os 13 anos e aos 16 sofre com a metástase no pulmão, respira com a ajuda de um cilindro de oxigênio comoveu milhares de pessoas no mundo todo.  O livro ganhou sua adaptação para o cinema em 2014 e o filme foi tão bem aceito quanto era de se esperar para uma história tão boa. Mas como toda boa história tem uma linda história real nos bastidores, com A Culpa é das Estrelas não poderia ser diferente. Portanto, sem mais delongas, conheça abaixo 10 curiosidades sobre A Culpa é das Estrelas: 1. A Hazel e Augustus de Carne e Osso Em 2013 internet foi tomada pela comovente história de Katie e Dalton Prager (conhecidos nos EUA como o casal de carne e osso de A Culpa é das Estrelas ). O casal sofri