Pular para o conteúdo principal

Redes Sociais

{5 Dicas Para Blogs} Como escrever uma boa resenha? | por Blog Lua de Papel

Como escrever uma boa resenha? Dicas infalíveis

Olá leitores! Como estão?
Em alguns dias, o Blog Lua de Papel completará dois anos e durante algumas semanas estive pensando no quanto foi penoso chegar até aqui.
Quando comecei o blog, meu objetivo era simplesmente mostrar a vocês o meu grande amor pela leitura e esse universo geek maravilhoso, mas confesso que não foi tão fácil, pois as informações são escassas e é complicado encortramos sites ou/e artigos que tenham o extenso objetivo de ajudar na hora da escolha, frequência e confecção de postagens.
Tendo isso em mente, hoje inicio uma pequena série a qual denominei "5 dicas para Blogs". Apesar de não especificar o ramo no título da série, tenham em mente que meu foco principal são os blogs literários, mas algumas dicas também poderão ser aplicadas em outros nichos, só precisarão ser adaptadas.
Bom, chega de conversa e vamos ao que interessa!
Confira agora:

5 DICAS PARA ESCREVER UMA BOA RESENHA



Como escrever uma boa resenha? Dicas infalíveis (dicas para blog)



Dica 1: Defina tópicos.

Como escrever uma boa resenha? Dicas infalíveis (dicas para blog)

A primeira dica é uma das que considero mais importantes, pois foi graças a ela que pude melhorar minha objetividade e o conteúdo de minhas resenhas.
Definir os tópicos que irá desenvolver no corpo do texto é fundamental, pois assim você terá uma base e será mais fácil simplesmente desenvolver. Os meus tópicos principais são:
  • A história;
Nesse primeiro tópico eu abordo o tema tratado e seu contexto, que é a maneira mais simples e comum de apresentar o livro e anexar o meu leitor na história. Afinal, se ele está ali é para conhecer o livro. Certo?
  • A narrativa;
Aqui é onde coloco meu leitor a par de quem lhe contará a história, que tipo de narrador ele conhecerá na história. Falo um pouco sobre a escrita do autor, como a leitura fluiu para mim. É parte essencial para que o leitor decida se a escrita do livro-objeto lhe agradaria ou não.
  • Os personagens;
Esse é o momento em que coloco a mesa os personagens da história, geralmente os principais.
Eu conto sobre a personalidade de cada personagem, quais me agradaram e quais me causaram descinforto.
Exponho a habilidade do autor no momento de construção e desenvolvimento dos personagens em geral, durante a história. Já é bom que tenhamos uma boa visão sobre quem nos acompanhará na viagem pelas páginas do livro, não é?

  • Edição;
Eu acho muito importante, além de todos os tópicos acima, que deixemos explícito para o leitor as características físicas do livro. Queremos ter em mãos um material não só de qualidade intelectual, mas um protudo que valha a pena. É neste tópico que específico minhas impressões sobre a capa, a diagramação e, principalmente, a revisão. Eu considero a revisão como o rosto de uma obra, pois é nela que conhecemos o cuidado que a obra recebeu. Os leitores têm consciência de que pagam pelo trabalho completo, e a revisão faz parte dele. Por que ele pagaria por uma obra mal feita?
Deixe claro se há muitos erros e se esses erros atrapalharam a leitura. Também considere se a diagramação das páginas é confortável (fonte, tamanho, detalhes, cores...).
A capa também precisa receber atenção, portanto diga se a arte é bem produzida ou pouco profissional. Lembre-se: tudo se trata do custo beneficio.
  • Opinião;
Aqui você está livre para contar melhor a seu leitor tudo o que te agradou ou incomodou. Deixe tudo bem claro. Coloque para fora todas as suas impressões da obra, personagens em geral, se está entre suas melhores leituras. Fale um pouco sobre tudo o que já abordamos, como uma conclusão de sua resenha. (Minha parte favorita, confesso!)
  • Indicação;
Aqui, para finalizar, pense em seu público. A quem você acha que essa leitura seria agradável? Público jovem, adulto, infantil. Os amantes de um bom clichê, um romance leve, um suspense de tirar o fôlego.(?)
Se o livro não te agradou, diga que apesar de não lhe agradar, poderá agradar outros leitores e que devem tirar suas próprias conclusões. É simples, fácil e útil!

Seus tópicos não precisam ser os mesmos que os meus, você decide! Não precisa seguir essa mesma ordem na hora de escrever sua resenha, pois isso é uma base para que você possa começar sem se esquecer do essencial.
Quando tudo estiver decidido e você finalmente tiver por onde se guiar (os tópicos haha!), é só seguir as dicas a seguir para que tudo fique maravilhoso!

Dica 2: Seja sincero!

Como escrever uma boa resenha? Dicas infalíveis (dicas para blog)

Quando você procura por uma resenha, certamente está cogitando conhecer o livro-objeto para decidir se deve ou não comprá-lo. Qual seria a utilidade de uma resenha superficial e que não lhe dê informações verdadeiras?
Você pode querer vender sua ideia de que o livro é algo maravilhoso sem que você mesmo tenha gostado para que não seja julgado porque é uma obra "queridinha" no mundo literário ou porque a leitura foi fruto de uma parceria mas, acredite, quando os seus seguidores/leitores perceberem a falta de veracidade em sua opinião, a imagem de seu blog será manchada.
Se você não gostou de um livro, mas ainda assim quer divulgá-lo, procure tópicos que tenham te agradado e mostre que, afinal, a obra não é de todo ruim.
Não minta! Isso mancha a imagem de seu blog.
Se um autor está lhe enviando sua obra, ele certamente quer o seu feedback. Se você não gostou da obra, aponte na resenha o que lhe desagradou, para que ele possa melhorar nesses aspectos e se tornar um profissional ainda melhor.
Se ele for o tipo de autor que não aceita ser avaliado, converse antes de postar a resenha e, caso ele te exija uma resenha totalmente positiva, mentirosa e imperfeita, saiba que não vale a pena. Lhe diga (educadamente) que não trabalha dessa forma e faça um acordo.

Dica 3: Seja profissional!

Como escrever uma boa resenha? Dicas infalíveis (dicas para blog)

O profissionalismo na hora de escrever uma boa resenha é essencial. Você precisa levar a sério o que faz, mesmo que seja apenas um hobby.
Seus leitores confiarão em você, portanto não os decepcione. Escreva com amor, mas não com exageros. Se mostre realista em suas resenhas.
Não faça sua resenha de forma desleixada, como vários assuntos misturados, pois se torna uma leitura maçante e, com isso, você perderá seu público aos poucos.
Se pretende abordar um assunto real em suas resenhas, pesquise sobre ele. Não fale do que não conhece, mas não tenha medo de procurar conhecer.
Você terá um público misto, independente do assunto tratado, por isso não deixe que seu conteúdo ofenda a partes dele. Aborde profissionalmente em suas resenhas cada um dos assuntos, dando sua opinião sem ofeder aos outros.
Para deixar sua resenha com uma boa qualidade, não a escreva com pressa. Tire um tempo específico para isso, mesmo que não seja muito. Escolha um intervalo de seu dia para se dedicar a isso se deseja criar algo perfeito ou próximo disso.
Ah! Não dê spoilers em resenhas, pois isso tira toda a expectativa do leitor para com a história. Para que comprar uma história que você já sabe o desfecho? Seja objetivo e não revele o clímax da trama.

Dica 4: Tenha um padrão.

Como escrever uma boa resenha? Dicas infalíveis (dicas para blog)

Não me leve a mal, mas você não deve julgar/avaliar um produto sem que tenha um padrão de qualidade para compará-lo. Se você leu seu primeiro livro do gênero "suspense" por exemplo, não pode querer julgá-lo de acordo com o que sabe sobre "romances". Compreende?
Um romance, geralmente, tem uma trama mais cativante, menos secreta e com poucas reviravoltas. Um suspense possui muitos segredos perigosos, uma trama mais pesada e ativam nossos sentimentos de forma oposta a de um romance.
Não dá para comparar  livro de gêneros totalmente distintos. Então, antes de resenhar um gênero que não conhece, procure resenhas em outros blogs, pesquise sobre o gênero e pergunte a alguém que o conhece. Leia e veja as características abordadas. Assim você conhecerá melhor o que os leitores habituados a ler determinados gêneros, consideram um bom livro deste.
Procurar blogs de seu mesmo nicho não deveria ser visto como "uma forma de ajudar a concorrência". O mundo virtual tem espaço para todo mundo, e ao procurar por informação você estará ajudando a si mesmo.
Estou sempre lendo resenhas, avaliações em lojas virtuais ou mesmo no Skoob e isso me ajuda muito a melhorar minhas técnicas de escrita. Por que não tenta também?

Dica 5: Revise sua resenha!

Como escrever uma boa resenha? Dicas infalíveis (dicas para blog)

Depois de todo o processo de criação, agora só lhe resta dar qualidade ao seu lindo trabalho.
A revisão é um processo indispensável para qualquer texto que será direcionado a um público que procura por informação.
Lembra-se que eu lhe contei o quanto é essencial  abordar em sua resenha as questões técnicas de um livro?
Para abordarmos isso, precisamos mostrar que conhecemos a gramática, e então poderemos julgar se um livro foi ou não bem revisado. Para que o seu público perceba isso, é importante que seu conteúdo não tenha erros (ou pelo menos não tantos). Então, revise sua resenha.
Também abordamos acima o profissionalismo e, a falta de revisão tira toda a qualidade de seu conteúdo e o seu trabalho provavelmente será desvalorizado.
Uma dica extra para te ajudar nessa parte é estar sempre atento durante a leitura, para melhorar seu próprio vocabulário e, assim, melhorar sua escrita.

Como escrever uma boa resenha? Dicas infalíveis (dicas para blog)


Como eu disse, faço parte do universo literário como blogueira literária há quase dois anos, mas isso não me torna uma "resenhista profissional", eu sei. Mas achei válido vir aqui repassar para vocês o que aprendi.
Se tiver mais dicas para nos dar, comente-as abaixo! É sempre bom poder melhorar!

Espero que gostem.
Um beijo e até!
- Sakura O'Brien.


Comentários

Postagens populares

{Resenha} Filme: A Cinco Passos de Você (Five Feet Apart)

Título : A Cinco Passos de Você Título original : Five Feet Apart Ano : 2019 Gênero : Drama, Romance Diretor : Justin Baldoni A Cinco Passos de Você foi um filme que esperei muito para assistir, mesmo antes do lançamento e finalmente consegui tirar minhas conclusões a respeito. Sabemos que o conteúdo prncipal do Blog Lua de Papel é a literatura, mas o nosso público também está apto a procurar por filmes e séries, portanto voltaremos com alguns posts periódicos a respeito. Apesar de ter lido algumas críticas negativas a respeito do filme A Cinco Passos de Você , achei tudo muito técnico, o que na minha opinião, tira todo o foco do filme em si, da história por traás dele, então resolvi trazer para vocês a minha visão a respeito da adaptação , apesar de ainda não ter lido o livro . Então, confira a seguir as opiniões de uma apaixonada por romances sobre o filme A Cinco Passos de Você .

{Resenha} As Mães - Brit Bennett | Editora Intrínseca | Blog Lua de Papel

Título: As Mães Autora: Brit Bennet Ano: 2017 Editora: Intrínseca Compre:  Amazon (Físico) |   Amazon (E-book) As Mães é o romance de estreia da autora Brit Bennett , tendo a edição brasileira publicada, em 2017, pela Editora Intrínseca. Nadia Turner tem sua família e adolescência totalmente despedaçadas pela morte da mãe. Mesmo com toda a sua aparente maturidade, a carência e o distanciamento de sua relação com o pai faz dela uma jovem incompreendida, e isso pode trazer frutos irreversíveis para sua vida.

10 Curiosidades Sobre "A Culpa é Das Estrelas"

A Culpa é Das Estrelas  foi um livro que causou um grande impacto entre os brasileiros no ano de 2012 (Ano de seu lançamento) e até hoje é um queridinho em muitas partes do mundo.   A história de Hazel Grace, uma paciente terminal, diagnosticada com câncer de tireóide desde os 13 anos e aos 16 sofre com a metástase no pulmão, respira com a ajuda de um cilindro de oxigênio comoveu milhares de pessoas no mundo todo.  O livro ganhou sua adaptação para o cinema em 2014 e o filme foi tão bem aceito quanto era de se esperar para uma história tão boa. Mas como toda boa história tem uma linda história real nos bastidores, com A Culpa é das Estrelas não poderia ser diferente. Portanto, sem mais delongas, conheça abaixo 10 curiosidades sobre A Culpa é das Estrelas: 1. A Hazel e Augustus de Carne e Osso Em 2013 internet foi tomada pela comovente história de Katie e Dalton Prager (conhecidos nos EUA como o casal de carne e osso de A Culpa é das Estrelas ). O casal sofri