Pular para o conteúdo principal

Redes Sociais

{Textos Autorais} Crônica: "Carta de Desamor", por Sakura O'Brien

textos blog lua de papel
Carta de desamor

Eram 5h da tarde quando eu caminhava na Praça de Fátima para matar o tempo antes da faculdade. Como todo pobre que nasce pobre, andava olhando para o chão na esperança de achar algum trocado por acaso.
Enquanto passava em frente à fonte vazia, encontrei uma carta, remetida a alguma Maria Luísa. O nome não me era estranho. Afinal, de Marias a cidade é cheia, mas... Maria Luísa?
A carta era antiga, um tanto amarelada pelo tempo, então imagino que quem recebeu, ou não enviou, a guardou com carinho. Quando a li, constatei: era uma carta de... de amizade?

Pude descobrir ainda que era datada em 22 de maio de 1990. Estranhamente coincidia com o dia em que nasci, apesar de o ano ser bem anterior.
Curiosa, resolvi matar o primeiro tempo, que começava dali a 30 minutos e ir atrás do endereço.
Fui até a casa número 12 de uma rua que não me recordo e bati à porta com um pouco de receio.
Quando uma senhora me atendeu, parecia um pouco confusa.
- A senhora se chama Maria Luísa? - perguntei.
A mulher apenas acenou que sim, talvez um pouco desconfiada. Afinal, o que uma moça desconhecida estaria fazendo na sua porta?
- Encontrei uma carta. - continuei.
- Uma carta?
- Sim, uma carta. Uma carta de amizade.
- Entendo, entendo. E ela era minha?
- Parece que sim. Era o seu endereço e o seu nome. Não foi a senhora quem perdeu?
- Onde foi que encontrou? - Parecia bem curiosa ao perguntar.
- Na praça, lá em Baixo.
Entreguei-lhe a carta.
- Mas é uma carta já antiga. - afirmou ao constatar.
- Não é da senhora?
- É para mim, mas nunca a recebi - afirmou. - Parece que foi Hugo que escreveu. Mas não o vejo há anos.
Então me convidou para entrar, preparou um chá, me ofereceu biscoitos e desatou a contar-me a história.
Me lembro pouco do que me contou, mas do principal sou capaz de me recordar.
Parece que Hugo, o remetente, foi um grande amigo de infância. Mas quando passou a amá-lo, seus pais fizeram com que se afastasse. Homem pobre não era para sua filha. Dona Maria, na época uma moça, fez pirraça e disse que fugia. Arrumou suas malas com o pouco que tinha, mandou uma carta para o seu amado combinando a fuga, e no dia marcado saiu na noite rumo à estação.
Acontece que Hugo não apareceu. No dia seguinte, descobriu que foi embora por si só, parece que fugindo de Dona Maria. Dali em diante nunca mais lhe viu.

A carta que achei dizia que a senhora era a melhor amiga do remetente. Que era uma amizade pra lá de verdadeira. Mas que amizade não era amor e amor não era amizade. Então foi embora, não queria trocar a amizade bonita por um amor fugido e angustiado. Pediu perdão por escrito por uma carta que nunca enviou, e foi-se embora para um lugar qualquer.
Ouvi tudo isso, agradeci pelo chá, dei-lhe um abraço apertado, e disse-lhe que entendia as lágrimas pelo amor não correspondido.
Por coincidência, eu passava pelo mesmo caso. Amava alguém que dizia sempre que se eu insistisse nessa história de amá-lo, ia embora e nunca mais voltava. A senhora nem ao menos sabia o motivo da partida. Fui eu, ao menos, quem pude trazer-lhe uma razão.
Desde aquele dia, visito Dona Maria toda semana e a gente chora junta por um amor que só era amor de um lado, já que do outro era só amizade. Ou desamor.

 "Carta de Desamor", por Sakura O'Brien

Comentários

Postagens populares

{Resenha} Filme: A Cinco Passos de Você (Five Feet Apart)

Título : A Cinco Passos de Você Título original : Five Feet Apart Ano : 2019 Gênero : Drama, Romance Diretor : Justin Baldoni A Cinco Passos de Você foi um filme que esperei muito para assistir, mesmo antes do lançamento e finalmente consegui tirar minhas conclusões a respeito. Sabemos que o conteúdo prncipal do Blog Lua de Papel é a literatura, mas o nosso público também está apto a procurar por filmes e séries, portanto voltaremos com alguns posts periódicos a respeito. Apesar de ter lido algumas críticas negativas a respeito do filme A Cinco Passos de Você , achei tudo muito técnico, o que na minha opinião, tira todo o foco do filme em si, da história por traás dele, então resolvi trazer para vocês a minha visão a respeito da adaptação , apesar de ainda não ter lido o livro . Então, confira a seguir as opiniões de uma apaixonada por romances sobre o filme A Cinco Passos de Você .

{Resenha} As Mães - Brit Bennett | Editora Intrínseca | Blog Lua de Papel

Título: As Mães Autora: Brit Bennet Ano: 2017 Editora: Intrínseca Compre:  Amazon (Físico) |   Amazon (E-book) As Mães é o romance de estreia da autora Brit Bennett , tendo a edição brasileira publicada, em 2017, pela Editora Intrínseca. Nadia Turner tem sua família e adolescência totalmente despedaçadas pela morte da mãe. Mesmo com toda a sua aparente maturidade, a carência e o distanciamento de sua relação com o pai faz dela uma jovem incompreendida, e isso pode trazer frutos irreversíveis para sua vida.

10 Curiosidades Sobre "A Culpa é Das Estrelas"

A Culpa é Das Estrelas  foi um livro que causou um grande impacto entre os brasileiros no ano de 2012 (Ano de seu lançamento) e até hoje é um queridinho em muitas partes do mundo.   A história de Hazel Grace, uma paciente terminal, diagnosticada com câncer de tireóide desde os 13 anos e aos 16 sofre com a metástase no pulmão, respira com a ajuda de um cilindro de oxigênio comoveu milhares de pessoas no mundo todo.  O livro ganhou sua adaptação para o cinema em 2014 e o filme foi tão bem aceito quanto era de se esperar para uma história tão boa. Mas como toda boa história tem uma linda história real nos bastidores, com A Culpa é das Estrelas não poderia ser diferente. Portanto, sem mais delongas, conheça abaixo 10 curiosidades sobre A Culpa é das Estrelas: 1. A Hazel e Augustus de Carne e Osso Em 2013 internet foi tomada pela comovente história de Katie e Dalton Prager (conhecidos nos EUA como o casal de carne e osso de A Culpa é das Estrelas ). O casal sofri